Quem somos


Dr Ivo Corrêa-Meyer

Quem foi Ivo Corrêa-Meyer?


Ivo Corrêa-Meyer foi Doutor, Livre-Docente, Professor Catedrático, Emérito (UFRGS) e Diretor-Fundador de Faculdade de Medicina da UFCSPA. Numa época em que a oftalmologia não tinha o glamour das chamadas maiores especialidades, Ivo Corrêa-Meyer criou o primeiro curso de pós-graduação no RS, embrião das atuais chamadas residências médicas. Suas atividades e conquistas, contadas minuciosamente mais adiante, marcaram a característica da produção qualificada do conhecimento e consolidaram uma referência médica sem fronteiras.

Nascido em 1889, em Uruguaiana, Prof. Ivo Corrêa-Meyer graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1923). Em 1924, já era Doutor em Medicina pela mesma Faculdade e, em 1930, se tornou Livre-Docente de Clínica Oftalmológica pela UFRGS. Foi fundador, primeiro diretor da FFFCMPA, chefe de serviço e provedor da Santa Casa de Porto Alegre/RS. Por iniciativa do Prof. Ivo Corrêa-Meyer, foram implementados os primeiros cursos para formação de oftalmologistas desde 1955, fato que precede a criação das residências médicas, marcando um pioneirismo na própria universidade.

As distinções recebidas pelo Prof. Ivo Corrêa-Meyer ao longo dos 70 anos de existência são numerosas (mais de 70 títulos), entre elas a Editoria da Ophthalmologica, Relatoria de vários Congressos nacionais e internacionais, medalha Moacyr Álvaro, Harry Gradle Conference, Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Comenda Papal (1954), Presidência do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (2 gestões), Presidência de Congressos Brasileiros de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira, Conselho redatorial e associação a várias revistas e sociedades médicas internacionais.

Dois de seus filhos, Rivadávia e Paulo, seguiram a medicina e, nela, a especialidade que tornou o pai uma figura de destaque no estado: a oftalmologia.

Em 1966, o Prof. Ivo Corrêa-Meyer foi aposentado, o que não significou sua ausência do cenário médico. Em 1969, recebeu o título de Membro da Ordem Nacional do Mérito, conferida pelo Presidente da República. Neste mesmo ano, presidiu o Congresso Brasileiro de Oftalmologia realizado em Porto Alegre.

Veio a falecer no ano seguinte, 1970, aos 81 anos de idade, deixando um inigualável e exímio legado.

Nossa História


A Clínica e Instituto de Oftalmologia Professor Ivo Corrêa-Meyer foi inaugurada em 1930 na cidade de Porto Alegre/RS. As atividades da Instituição associaram-se ao ensino, de forma permanente, no ano de 1932, quando Prof. Ivo Corrêa-Meyer obteve o título de Professor Catedrático de Oftalmologia da UFRGS.

Extensão dos ambulatórios de ensino desta Universidade, o Instituto foi sede de iniciação em vários momentos evolutivos da especialidade. O nome de ICM, além da UFRGS, está intimamente relacionado à fundação da FFFCMPA (seu primeiro diretor) e à ISCMPA (Chefe de Serviço a Provedor). Uma das primeiras imagens retinográficas colhidas em nosso continente (1934) pertencem à instituição. Introdução de métodos tais como a gonioscopia, oftalmoscopia indireta, transplantes de córnea, retinopexias, angiofluoresceinografia, fotocoagulação e vitrectomia via pars plana foram algumas das contribuições em nosso meio.

Por iniciativa do Prof. Ivo Corrêa-Meyer foram implementados os primeiros cursos para formação de oftalmologistas desde 1955, fato que precede a criação das residências médicas, marcando um pioneirismo na própria universidade. As diretrizes do Curso foram seguidas ao longo dos anos, recriando-se com seus diferentes coordenadores e ministrantes.

A partir de 1960, as ligações universitárias, através do então Professor Titular Rivadávia Corrêa-Meyer, estenderam-se com a FFFCMPA, tornando-se a sede da disciplina de oftalmologia desta faculdade e, também, com a PUCRS durante os anos 70. Em 1966, introduziu o exame de Angiografia Fluoresceínica no sul do Brasil e o tratamento para as doenças da retina com laser de xenônio e, posteriormente, de argônio. Junto ao serviço Hilton Rocha de Minas Gerais, publicou o primeiro livro de Angiografia Fluoresceínica em língua portuguesa. Foi pioneiro na cirurgia vítreo-retiniana com introflexão escleral e vitrectomia via pars plana.

Rivadávia Corrêa-Meyer

A partir de 1972, a Instituição é credenciada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia para ministrar o Curso de Especialização "Ivo Corrêa-Meyer". São muitos os formados pelos cursos precursores (década de 60) e o vigente de especialização. Até o presente, mais de 100 oftalmologistas realizaram sua formação nas dependências do Curso. Colaboradores e associados foram e são muitos. Na década de 90, iniciaram-se outras parcerias (UFPel, FURG, IC-FUC, PUC-RS, UFCSPA), criando-se espaço para estágios, extensões e pesquisa.

Logo Ivo Corrêa-Meyer
Produção Científica

A produção científica é robusta, com mais de 400 artigos indexados, livros (Enfermidades do Nervo Óptico, Angiofluoresceinografia, Fotocoagulação em Oftalmologia, Angiografia Fluoresceínica, Oftalmologia Básica, Oftalmologia e Ciências Básicas e Condutas em Oftalmologia), capítulos de livros, teses. A capacitação universitária é constante, tendo sempre instrutores e associados com titulação acadêmica (mestres, doutores, livres-docentes, professores adjuntos, assistentes e titulares).

Atualmente, as atividades são realizadas no atendimento assistencial prestado junto ao Instituto de Cardiologia- Hospital de Viamão/RS. Sem nenhuma facilidade, o ideal prossegue dividindo conhecimentos, impondo-se por suas consequências. O Curso de Especialização em Oftalmologia Ivo Corrêa-Meyer conta com 6 alunos de especialização (3 anos de duração), sob coordenação geral do Prof. Dr. Manuel A. P. Vilela, que segue com louvor os ensinamentos passados pelo Prof. Ivo e Prof. Rivadávia.

Equipe Ivo Corrêa-Meyer